Programação

  • Como iniciar um Clube?

    Iniciar um Clube é motivante, mas ao mesmo tempo um grande desafio, sendo assim, parabéns por sua força de vontade!

    Esta área tem como objetivo fornecer informações básicas para ajudá-lo nesta empreitada!

    Para maiores informações entre em contato com: desenvolvimento@brasilrugby.com.br

    Seja você um voluntário ou profissional começando um clube pela primeira vez, o material a seguir deve ajudá-lo servindo de Guia para Formação de Clubes.

    Compreenda as necessidades da comunidade para descobrir se há demanda para formação de um novo clube e para isso você deverá descobrir:

    • Há interesse local na sua proposta de um novo clube? Descubra se você tem realmente um grupo de pessoas interessadas em fazer parte de um clube ou apenas motivadas a ser um grupo que se reúne para diversão (time).
    • Mapeamento: Quais facilidades já existem? Este passo você deverá avaliar a região onde se encontram e analisar se já existem atividades semelhantes, espaços ou instalações que oferecem o que você busca, a razão disso é para que não construa algo em uma região que já tenha esse trabalho. Se já existe, porque não se juntar a eles e oferecer toda esta sua energia e vontade de crescer? Caso existam muitas diferenças entre você e este grupo já formado, tudo bem, batalhe pelo que acredita mas lembre que respeito, solidariedade e integridade são valores fundamentais e ter um clube parceiro é sempre bom.
  • Próximos passos

    Clube fundado, parabéns!

    O que fazer agora? Cadastre-se no CNRu!

    CNRu é o Cadastro Nacional do Rugby, uma ferramenta utilizada para mapeamento do Rugby Brasileiro e Gestão de Campeonatos.

    Entre em contato com: cadastro@brasilrugby.com.br

    • Organização do Clube

      “Queremos ser campeões!“ ou “Ainda teremos nosso Clube, com espaço suficiente para a prática do Rugby e também convívio social“ e “ainda sonho em viajar com meu Clube para conhecer novos lugares e diferentes estilos de jogos“ são sonhos e objetivos de todos que participam dos Clubes de Rugby no país. 

      Para tanto é necessário que os Clubes estejam organizados e busquem otimizar o potencial de crescimento nas categorias e demais áreas existentes para que esses sonhos se tornem realidade.

      Tudo é possível, basta PLANEJAMENTO! Saber quem são, quais os seus valores e propósitos é um passo fundamental a ser executado com todos os envolvidos.

      Após se conhecerem, é preciso que saibam qual é o sonho real e como farão para atingi-lo, tendo como base os valores identificados por todos. Conversar será necessário, bem como, realizar anotações, revisitar a história do Clube, analisar o ambiente no qual está inserido, identificar suas fortalezas, pontuar as fraquezas, quais são as oportunidades que podem retornar os melhores benefícios e as ameaças que possam impedir que o grupo atinja o alvo.

      O contato, a comunicação, a boa relação com todos os envolvidos para que o Clube consiga prosperar são detalhes de verificação contínua possibilitando sempre a melhoria das ações e evitando desperdício de tempo com correções e reuniões de realinhamento por falta de acompanhamento.

      Todo planejamento vem acompanhado de ações que são projetadas em um período de tempo, permitindo que todos visualizem uma mesma linha de trabalho. 

      Para as ações é importante o Clube ter em mente que, se bem executado e acompanhado, com o passar do tempo, os resultados virão e as futuras necessidades serão bem mais simples de serem atingidas.